A função das redes sociais para uma empresa

Blog 3
Todas as empresas que procuram uma agência de marketing têm uma necessidade em comum: precisam vender mais. Nos últimos anos, ficou bem frequente a frase “Precisamos de redes sociais”, que sempre é respondida por nós com “Você entende a função das redes sociais para uma empresa?”.

Uma estratégia de marketing não tem como finalidade o uso das ferramentas por si só. As ferramentas, como o próprio nome diz, são apenas utilitários. Assim como uma chave de fenda, elas não resolvem problemas sozinhas. Precisam estar nas mãos de alguém, e servem para facilitar uma tarefa. Assim são as ferramentas de marketing, entre elas, as redes sociais para uma empresa.

As mídias sociais (terminologia mais correta) têm características bem particulares:

  • Possibilita uma comunicação de duas vias: O público tem a possibilidade de interagir. Isso dá ao consumidor sensação de poder, já que ele agora é mais que um simples receptor da mensagem.
  • Há interação: Mais do que apenas responder, é possível que haja um diálogo entre empresa e consumidor. Muito mais do que poder falar, é importante que o cliente fale e seja ouvido.
  • Disponibilidade de informação: Além de serem facilmente acessados por qualquer smartphone, os conteúdos publicados ficam disponíveis para os usuários 24/7 e serão encontrados sempre que o cliente procurar.
  • Entrega níveis de profundidade de informação: O usuário pode navegar por diferentes níveis de profundidade de conteúdo, dependendo do seu interesse. Em um nível superficial, apenas encontrar o telefone ou endereço da empresa. Se houver mais interesse, ele pode navegar pelo site, assistir vídeos, ler um blog… O usuário escolhe o quanto ele quer saber.

Então, as mídias sociais são a solução para tudo na sua empresa? Não, mas elas podem ser uma ótima ferramenta.

Dentro do seu planejamento de marketing, trace os problemas que precisam ser melhorados e as oportunidades que estão sendo deixadas de lado. Só depois, pense em quais ferramentas você poderia estar utilizando, então você verá que as mídias sociais cairão como uma luva para muitos deles.


Gostou disso? Leia outros posts e siga-nos também nas redes sociais: FacebookInstagram e Linkedin.

Gabriel Roesner
Gabriel Roesner
Profissional de Marketing formado pelo UniCEUB em 2012 e empresário desde 2010. Consultor, responsável pelo atendimento da XYZ e escritor para este blog.