Sempre que usamos uma aba anônima, acreditamos que estamos tendo total privacidade, não é mesmo? Pois estamos enganados! O modo anônimo evita que informações de navegação fiquem salvas no próprio computador do usuário, mas não impede o acesso por terceiros.
O New York Times postou (em 17/7/19) um estudo que diz que o Facebook, o Google e outras grandes empresas de tecnologia têm acesso a dados sobre onde você navega, mesmo usando a aba anônima.
De acordo com o artigo do New Media & Society, este rastreio de informações está presente até mesmo em sites de pornografia. O estudo diz que 93% dos 22.484 sites de conteúdo adulto analisados vazam dados dos seus usuários. Essa informação foi obtida com o uso do webXray, uma ferramenta para analisar conteúdo de terceiros em páginas da Web e identificar as empresas que coletam dados do usuário.
Dos sites escaneados em março de 2018, foram encontrados fornecimentos de dados para o Google (74%), para o Facebook (10%) e para a Oracle (24%).
Talvez você se pergunte para que as grandes empresas armazenam essas informações. De acordo com um porta-voz do Google: “Não permitimos anúncios do Google em websites com conteúdo adulto e proibimos perfis de publicidade e publicidade personalizado com base nos interesses sexuais de um usuário ou em atividades relacionadas on-line. Além disso, tags para nossos serviços de anúncios nunca podem transmitir informações de identificação pessoal para o Google”.
O Facebook também se manifestou. Seu porta-voz disse que a companhia proibiu sites adultos de usarem suas ferramentas de rastreamento para fins comerciais, como publicidade.
O Times disse que a Oracle não respondeu a vários pedidos de comentários.
É algo impressionante, essas empresas monitoram quase tudo que fazemos na internet, e não dizem exatamente porque. O fato é que elas sabem mais sobre nós do que imaginamos.
Gostou disso? Leia outros posts e siga-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.