Você precisa mensurar resultados da publicidade

Mensurar resultados
As iniciativas de comunicação nas empresas podem ter diversos objetivos, mas o principal deles tem que ser gerar resultados em vendas. Como mensurar resultados para saber o que dá resultados?

Precisamos nos esforçar cada vez mais para mensurar  os resultados que cada investimento em comunicação traz. A principal ferramenta para isso é o Controle de Aquisição de Clientes, que significa basicamente perguntar “Como você nos encontrou?”. Essas informações devem ser tabuladas, independente do porte da sua empresa. Controle como as pessoas ficaram sabendo do negócio e comece desde já a ter controle do que traz mais resultado.

Vou deixar aqui alguns dos tópicos que precisam compor essas opções:

  • Recomendação (Buzz Marketing ou Boca a Boca) – Pessoas satisfeitas com o serviço prestado recomendarão para seus amigos, então ter um alto índice de recomendação é um ótimo indicador de pós-venda e expectativa de recompra.
  • Google – Esta é a plataforma mais utilizada atualmente quando queremos encontrar uma empresa. Se você tem um baixo índice de aquisição aqui, você está perdendo clientes para seus concorrentes . Aqui entram os resultados orgânicos do Google, o Google Ads e o Google Meu Negócio.
  • Redes Sociais – O Facebook fica com a medalha de prata das mídias digitais utilizadas para busca. Então, é indispensável que sua empresa seja encontrada ali. No mínimo, informe telefone de contato, endereço e horários de atendimento. E, dependendo da sua área, selecione pelo menos outras duas para estar presente. Pode ser Instagram, LinkedIn, Twitter, Youtube, Pinterest, Flickr e outras.
  • Recompra – Não deixe de colocar como opção o “eu já era cliente”. Esse índice é bem positivo por mostrar a satisfação com a experiência vivida anteriormente, mas uma porcentagem muito alta de recompra também pode ser perigosa, por mostrar que sua empresa não está conquistando novos clientes.
  • Cite também as outras iniciativas de marketing da empresa, como a mídia tradicional (rádio, jornal e TV), materiais impressos, redes de networking etc.
Essas informações são vitais para revisões periódicas das estratégias e investimentos.

Esses dados dirão os investimentos que estão trazendo retorno de verdade, além de mostrar os lugares que você deveria estar investindo e não está.

Marketing deve ser feito com base em dados mensuráveis e concretos, e não em cima de opiniões pessoais e achismos. Seja sua estratégia feita por uma agência profissional ou por você mesmo, nunca abra mão de informações concretas para basear as decisões.


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Gabriel Roesner
Gabriel Roesner
Profissional de Marketing formado pelo UniCEUB em 2012 e empresário desde 2010. Consultor, responsável pelo atendimento da XYZ e escritor para este blog.